Unidade terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano em uma primeira fase
A BYD que lidera as vendas de veículos eletrificados no país fará hoje (9) a inauguração da fábrica de Camaçari, fruto de um investimento de R$ 5,5 bilhões na unidade que já foi usada pela Ford até o início de 2021. A fábrica já vinha operando em regime experimental desde julho e agora inicia produção em série no regime SKD montando veículos a partir de kits desmontados.
O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Também participam o presidente da BYD, Wang Chuanfu, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

A BYD divulga que o Complexo de Camaçari será “estratégico” para a companhia na América Latina e inicialmente fará a montagem do elétrico Dolphin Mini e dos híbridos Song Pro e King que devem receber uma versão flex. A BYD já havia divulgado que a fábrica também servirá para processar insumos de baterias bem como para a montagem de chassi de caminhões e ônibus, áreas onde a empresa já atua.
O espaço da fábrica da BYD ocupa uma área equivalente a 645 campos de futebol e ocupa 4,6 milhões de m2. As obras desde a aquisição do terreno na Bahia até a conclusão duraram 15 meses.
Ao longo do tempo a BYD enfrentou uma ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que encontrou 160 trabalhadores chineses em situação precária. Após um ajustamento de conduta a BYD informou ao Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) que o contrato com a construtora Jinjiang Construction Brazil Ltd havia sido rescindido.

A fábrica terá capacidade para produzir até 150.000 unidades por ano operando no sistema de montagem ou SKD (Semi Knocked-Down, lote semi desmontados) já em uma primeira fase e 300 mil unidades em uma segunda etapa. Segundo a BYD a evolução para produção nacional se dará gradualmente.
A BYD recebeu incentivos estaduais até o ano de 2032. Como forma de beneficiar e incentivar modelos eletrificados a Bahia oferece, desde 2023, a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos de até R$ 300 mil. Acima desse valor o imposto cobrado é de 2,5%.
Ao longo de três anos a BYD já vendeu 170 mil veículos no mercado nacional liderando os segmentos de elétricos com o Dolphin Mini e híbridos plugins com o King (sedã) e Song (SUV).
Fonte: O mecanico.