O comércio brasileiro prevê movimentação de R$ 84,9 bilhões com as vendas de Natal deste ano, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A expectativa é que 124,3 milhões de consumidores realizem ao menos uma compra para presentear, o que representa 76% da população adulta das capitais.
Cada consumidor deve adquirir, em média, quatro presentes, número que sobe para cinco entre as classes A e B. O valor médio por presente será de R$ 174, aumento de R$ 37 em relação ao Natal de 2023.Os filhos aparecem como principais presenteados (58%), seguidos pela mãe (46%), cônjuge (40%), pai (23%) e irmãos (23%). Para 28% dos entrevistados, o presente de maior valor será destinado aos filhos.Roupas lideram a lista de itens mais procurados (52%), seguidas por perfumes e cosméticos (36%), calçados (30%), brinquedos (30%) e acessórios (22%). Quase metade dos consumidores (43%) já trocou ou pretende trocar presentes físicos por experiências, como viagens, jantares, passeios ou shows.
Comparado a 2024, 38% planejam comprar a mesma quantidade de presentes, 31% pretendem comprar mais e 20% menos. Em relação aos gastos, 41% vão gastar mais, 26% menos e 23% o mesmo valor. Entre os que aumentarão o orçamento, os principais motivos são oferecer presentes melhores (36%) e alta nos preços (34%).
As lojas físicas seguem como canal principal: 75% dos consumidores pretendem comprar presencialmente, especialmente em lojas de departamento (36%) e shopping centers (31%). Já 58% farão ao menos parte das compras pela internet, o equivalente a 94,2 milhões de pessoas.
Entre quem comprará online, sites e aplicativos de lojas internacionais são os preferidos (64%), à frente dos sites nacionais (42%), que perderam 13 pontos percentuais em relação ao ano passado. Classificados de produtos novos e usados aparecem com 41%.Oitenta e dois por cento dos consumidores afirmam que farão pesquisa de preços antes de comprar, sendo 87% pela internet e 63% em lojas físicas. Dos pesquisados, 59% percebem os preços dos presentes deste ano mais altos que em relação a 2024.
PIX será a forma de pagamento mais usada (54%), seguido por cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (28%) e dinheiro (23%). Quem optar pelo parcelamento deve dividir em média em 4,8 vezes, com a última parcela prevista para abril ou maio de 2026.A pesquisa foi realizada entre 15 e 23 de outubro de 2025, com 755 entrevistas nas 27 capitais brasileiras, margem de erro de 3,6 p.p. para o universo total e 4,0 p.p. para quem pretende presentear, em intervalo de confiança de 95%.
Fonte: Move news.


