Sistema reduz o esforço necessário para virar o volante através de pressão hidráulica

O sistema de direção hidráulica, embora venha sendo substituído pelo sistema de direção elétrica, ainda equipa grande parte da frota circulante de veículos atualmente. Pensando nisso, para ajudar na hora da manutenção, a revista O Mecânico mostra quais os principais problemas que podem ocorrer nesse sistema.
Uma das causas mais comuns de problemas no sistema de direção hidráulica é o fluido, visto que um fluido contaminado por partículas metálicas, oxidado por temperatura excessiva ou fora da especificação do fabricante pode reduzir a capacidade de lubrificação interna, acelerar o desgaste da bomba e provocar ruídos excessivos.
A bomba hidráulica é outro ponto de atenção, dado que desgaste interno das palhetas ou engrenagens, cavitação provocada por entrada de ar ou baixo nível de fluido e falhas no retentor do eixo são problemas comuns.

Vazamentos também são causas comuns de defeitos e podem acontecer principalmente em mangueiras de alta e baixa pressão, conexões, retentores da bomba ou da própria caixa de direção.
Já a caixa de direção hidráulica também pode apresentar desgaste interno ao longo do tempo, como folgas excessivas, retentores danificados ou contaminação interna. Em alguns casos, o componente pode apresentar trancos, ruídos anormais e perda de resposta.
Por fim, o mecânico deve sempre realizar inspeções periódicas do nível e estado do fluido, verificação de vazamentos e análise de ruídos do conjunto, para evitar que problemas evoluam e causem danos mais severos e de custo elevado.
Fonte: O mecânico.


